
Clarice Lispector escreveu, em algum lugar algum dia, que perfume é aquilo que itensifica o que somos. Coco Chanel, muito antes, já dizia que "uma mulher que não usa perfume, não tem futuro". Muito certa do que estava dizendo, a visionária do âmbito fashion é também o nome por tras dos mais famosos mililitros de todos os tempos: o Chanel nº5, um perfume é muito mais do que mera fragância. Perfume é, sobretudo, uma experiência.
Certamente existe algum cheiro que te faz lembrar alguém, de imediato. Aquele cheiro que chega até você vindo não sei de onde que consegue trazer, dos confins da memória, uma pessoa, um lugar ou uma época. Os cheiros são diversos e se tornam mais marcantes quanto menos frequentes eles se tornam no decorrer da vida.
Pra você o cheiro de naftalina talvez remeta aos dias em que se metia no guarda roupa da avó brincando de esconde esconde. O cheiro de plástico novo geralmente lembra algum brinquedo de encaixar e o de roupa nova definitivamente faz um bem danado. Tem também o do shampoo da pessoa que senta do seu lado everyday, o de caderno novo da volta as aulas e aquele cheiro que faz você viajar diretamente pro pescoço de alguem do passado. E esse é o lance mágico dos perfumes: a capacidade de transtornar nossos sentimentos.
As gotas que vem dentro desses pequenos frascos de vidro, são uma espécie de poção mágica dos novos tempos. As mulheres, aliás, sempre tiveram um pouco de bruxas dentro delas. Ao longo da história o sexto sentido feminino e a capacidade de conduzir os homens ao fogo do pecado na "maior" inocencia do mundo, foram temas incorporados ao vasto universo de uma mulher. Hoje montadas no salto alto, no lugar da vassoura, elas não precisam mais de um caldeirão e lingua de sapo para preparar uma "poção do amor". Basta ir à loja de perfumes mais próxima. E ai, transfiguradas pela varinha de um delineador, camufladas por um pozinho mágico, e ainda fechando o encanto com um perfume de provocar os instintos mais primitivos num homem...
Bom, não há principe encantado que não desça do cavalo e nem 'espelho espelho meu' que não responda que, é ela, a mais bela de todas as mulheres.
Palavras do Edu do blog: http://elaseeunomeio.blogspot.com







Nenhum comentário:
Postar um comentário